Turismo

VILA DE MARINGÁ

Localizada na fronteira entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Vila de Maringá, que em sua porção mineira pertence ao município de Bocaina de Minas, faz parte da região de Visconde de Mauá, conhecida pelo frio característico da Serra da Mantiqueira e por concentrar restaurantes do mais simples ao mais requintado. A beleza da região impressiona o visitante pelo verde intenso e pelo grande número de cachoeiras que formam verdadeiras piscinas naturais de águas cristalinas. Os hóteis e pousadas também bastante variados oferecem instalações das mais tradicionais para o visitante aventureiro ao turista mais exigente que não abre mão do requinte e do luxo.

Com grande números de visitantes anualmente, a Vila de Maringá fica a 1.200 metros de altitude e situa-se bem lado do Pico das Agulhas Negras, um dos pontos culminantes do Brasil. Lugar calmo e convidativo, os dias ensolarados de inverno são ideais para um passeio ao ar livre, proporcionando ao turista a sensação da brisa gelada e pura da Mantiqueira.

DISTRITO DE MIRANTÃO

Mirantão fica a 25 km de Bocaina de Minas. Após passar por Santo Antônio do Rio Grande, são mais 10 km até o distrito de 1.100 habitantes. O caminho é por estrada de terra de onde se avista o Pico do Itatiaia, a mais de 2.700 metros de altitude. O verde intenso das matas contrasta fortemente com o azul do céu em dias ensolarados sendo difícil resistir à vontade de parar e contemplar o visual.

Chegando em Mirantão, nota-se logo o ritmo lento e calmo do lugar. Algumas construções ainda conservam o estilo colonial e dão um charme característico ao distrito.

A igreja de Bom Jesus dos Pobres fica numa encosta de onde é possível avistar de cima parte do casario. O cemitério é logo atrás e ambos, igreja e cemitério, são cercados pelo mesmo muro. Também é possível avistar ao longe um dos cartões postais da região: a Pedra Selada.