UBS

UBS – Bocaina de Minas

A Unidade Básica de Saúde de Bocaina de Minas conta atualmente com uma variada equipe médica com grande número de profissionais para atender à população bocainense, 24 horas por dia, 07 dias por semana. Clínica geral, ginecologia, odontologia, psicologia e fisioterapia, além da equpe de enfermeiros e técnicos em enfermagem, são algumas das especializações presentes na UBS.

Para os casos nos quais não há a especialidade médica necessária para o atendimento do paciente em Bocaina de Minas, ele é encaminhamento para uma localidade mais próxima, de acordo com as unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), neste caso, na cidade de Juiz de fora, através da própria UBS que se encarrega de agendar sua visita e também transportá-lo para a consulta. Tanto o agendamento da consulta quanto o transporte são fornecidos pela Prefeitura e são totalmente gratuitos para o paciente.

A UBS também é responsável pela entrega de medicamentos à população. Após a consulta médica e em posse da prescrição, o paciente pode solicitar o medicamento na própria Unidade de Saúde. Para casos mais específicos, o paciente poderá ainda recorrer à Assistência Social do município para receber seu medicamento de forma gratuita.

O município conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), sendo uma em Bocaina de Minas e outra na comunidade de Santo Antônio do Rio Grande. Além dos agentes comunitários de saúde, cada equipe possui um médico e um enfermeiro. Através da realização de visitas domicialiares, os agentes comunitários de saúde realizam:

mapeamento de suas área de atuação;

cadastram as famílias e atualizam permanentemente esse cadastro;

identificam indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde (encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário);

realizam ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básicas;

desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças promovendo a educação e a mobilização comunitária;

desenvolve ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente.